A Liberação Miofascial (myofascial release, em inglês) não é uma técnica nova e nem revolucionária. Muitos de nós já fizemos essa técnica e nem ficamos sabendo. Nada mais é que uma automassagem, onde se utiliza um rolo maciço ao invés de um massagista.

Inicialmente, era uma técnica manual de ampla execução que envolve baixa carga mecânica localizada e com longa duração para manipular o complexo miofascial visando reestruturar alongamento, diminuir a dor e melhora na função.

Com o advento da indústria em materiais resistentes e de fácil produção, existem alguns acessórios como o rolo, stick e bolas maciças que são utilizadas para fazer essa automassagem.

Atualmente, a técnica é utilizada com grande foco antes do treino, como forma de preparação.

Contudo, seu potencial após o treino ou até mesmo nos intervalos entre estímulos (tais como sprints, séries ou períodos de treinamento diferentes) é vasto e pouco explorado.

A utilização antes do treino é vista como melhora da mobilidade e maior liberação da musculatura para executar o movimento que estava limitado.
O que se faz com o rolo é procurar os chamados “ponto-gatilho”, onde são pontos com alguma lesão na fáscia e geram dor e limitações na musculatura.
Em cada grupamento muscular é muito provável encontrar mais do que um ponto-gatilho, assim é importante fazer o rolo passar em toda a extensão da musculatura.

Devemos também ressaltar que os pontos são mais evidentes e melhores tratados quando se relaxa a musculatura a ser massageada, pois apenas assim é possível fazer a pressão em partes profundas e que resultam nos benefícios.

A pressão deve ser contínua, não sendo indicado ficar parado com o rolo no ponto-gatilho, porque o movimento de fricção é semelhante o da massagem e isso que acaba estimulando os receptores de pressão na fáscia resultando no relaxamento.

A dor nada mais é que um processo de “transformação” na fáscia, onde abordaremos posteriormente com mais detalhes, mas agora é importante entender que a dor faz parte do processo e deve ser encarada como algo benéfico, pois é fundamental relaxar a musculatura e acalmar-se.

Leia mais no nosso E-book feito especialmente para você saber mais sobre LIBERAÇÃO MIOFASCIAL >> https://eduzz.com/curso/akRr/.html?a=56301466

==============================================

Conheça mais o ADF e os estúdios licenciados VIS.
Site: https://www.adfvis.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/artedaforca...
Página Facebook: https://www.facebook.com/Artedaforca
E-mail: contato@adfvis.com.br
Podcast: https://soundcloud.com/adfvis
Whattsapp ADF: 11 966683559 >> Entre em contato conosco agora: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5511966683559

About Author

GIVE A REPLY